Resenha: O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald

05:15

A leitura sempre esteve muito presente na minha vida, mas de uns tempos pra cá, descobri uma nova paixão: compartilhar meu amor pela leitura com outros leitores através das minhas experiências. Amo falar dos livros que leio, e ter um espacinho no blog dessa pessoa tão querida que é a Lari é demais! Pra minha primeira resenha aqui escolhi falar de um livro que amo, “O grande gatsby”, de F. Scott Fitzgerald

Já tive certo "preconceito" com livros clássicos... Olhava para eles e pensava que seria uma leitura maçante, chata e difícil, com uma linguagem rebuscada demais... Mas tenho deixado de lado essa ideia e tem sido ótimo! Tenho lido clássicos incríveis, que são muito fáceis de ler e extremamente interessantes. O grande gatsby é um deles. 


Sinopse: Clássico da literatura e obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O grande Gatsby é o retrato definitivo da próspera sociedade americana posterior à Primeira Guerra Mundial. Jay Gatsby, um milionário adepto a festas grandiosas e extravagâncias, nutre um antigo amor por Daisy, casada com o rico e insensível Tom Buchanan. Quando Gatsby se muda para a mansão ao lado de sua amada, Nick Carraway, vizinho de Gatsby, passa a observar os acontecimentos desse mundo de caprichos, riqueza e tragédias, tornando-se assim um dos narradores mais expressivos da literatura mundial.




Titulo: O Grande Gatsby 
Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 2013 (ano da minha edição, o livro foi lançado em 1925.)
Páginas: 272


Você alguma vez já se imaginou vivendo na loucura dos anos 20? Vou descrever um pouquinho pra vocês: muita bebida, muito jazz, muita riqueza, uma vida extremamente ociosa e luxuosa. Imaginou? Se estiver a fim de embarcar nessa viagem, passe na livraria mais próxima e adquira seu exemplar de O Grande Gatsby, aperte os cintos e deixe a mágica acontecer.  O livro é literalmente uma viagem no tempo, com poucas leituras me senti tão inserida no tempo e espaço onde se passa o livro, é uma das coisas mais sensacionais dessa obra de arte!
“Nenhuma quantidade de fogo ou frescor podia competir com aquilo que um homem é capaz de armazenar no seu coração fantasioso.”
“O Grande Gatsby” tem, de maneira bem pronunciada, a atemporalidade dos clássicos... Apesar de escrito em 1920, muitas atitudes e comportamentos retratados, se repetem ainda nos dias de hoje! E talvez isso seja uma das coisas mais interessantes que a leitura de um clássico nos proporciona... Fitzgerald tem uma escrita ácida e crítica, e eu sou apaixonada por isso... O livro, apesar de ser uma leitura extremamente leve, traz nas suas entrelinhas uma intensa crítica social aos costumes e hábitos da época, hipocrisia, superficialidade e interesse nos relacionamentos, alto consumo de bebidas, entre outras coisas.
“E assim prosseguimos, barcos contra a corrente, arrastados incessantemente para o passado.”







É uma trama bastante simples, sem grandes acontecimentos ou muitas reviravoltas, mas com uma riqueza de detalhes incrível, o trabalho de construção dos personagens é impecável – eles são o retrato perfeito da sociedade da época. Uma leitura super agradável e cativante, quando você vê o livro já acabou, rs. Todas essas qualidades fizeram com que ele se tornasse um dos meus queridinhos, indico para todos! <3


* Essa resenha foi feita pela Laura Fernandes. Você pode acompanhar outras resenhas da Laurinha através do seu instagram @laura_fpc

Gostou? Deixe o seu comentário. ♥

Leia Também:

0 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook