Nos dias bons você vive, nos dias ruins você aprende

06:00




Estamos no verão, há algumas semanas não chove. E dias desses ao anoitecer, o tempo fechou, dali algumas horinhas começou chover. Foi uma chuva tão esperada por todos que já não suportavam mais aquele calor intenso. Fiquei um tempinho na janela olhando a chuva. Na minha casa tem um pequeno jardim e da minha janela tenho a sorte de poder apreciá-lo. Enquanto olhava a chuva e o jardim me lembrei de uma frase que minha mãe sempre dizia quando chovia após um longo período de seca: "olha lá que lindo, a plantinhas estão sorrindo por causa da chuva" - devia ser de humanas como eu, porque né -. Minha mãe dizia isso porque acreditava que o calor, o tempo seco, a falta de umidade, fazia um mal terrível para as plantas, e quando chovia, elas podiam se esbanjar naquela imensidão de água que caia do céu, e ela jurava que aquele momento era tão esperado por elas, que era possível até vê-las sorrindo.

Eu amo chuva, dias chuvosos e nublados. Mas não é a preferência nacional, no geral, as pessoas gostam mesmo é do verão, do sol, da chance de pegar uma piscina aos sábados. Eu também gosto, é claro, mas você já enfrentou semanas embaixo de um sol bem quente? Chega uma hora que você não aguenta mais, você quer mesmo é que chova.Acontece que na nossa vida nós não gostamos muito dos períodos nublados e chuvosos, obviamente, nós gostamos mesmo é dos dias iluminados, coloridos, cheios de vida e barulho de gente pulando na piscina no quintal. Não gostamos quando o tempo fecha e tudo fica meio cinza, sem cor, sem vida, mas será que realmente é tão sem vida assim? Falando de uma forma metafórica, será que os dias difíceis que enfrentamos, quando há ausência de sol e calor humano, quando há só chuva dentro de nós, será mesmo que esses dias também não são importantes e também podem ser bem vividos?
Não estou dizendo que você deve se apegar aos dias ruins e mergulhar fundo nas tristezas que infelizmente virá enfrentar, não é isso, mas é importante entender que ninguém vive só de verão, ninguém vive só de céu aberto e bebida gelada pra refrescar. Todos nós precisamos também passar por momentos de tempestades, aguentar firme a chuva, e se possível, aproveitar o melhor que ela tem à nos oferecer. E o que seria esse melhor, afinal? Talvez um bocado de aprendizados que você não receberia nos dias quentes. Porque raramente aprendemos algo de valioso quando tudo está indo bem em nossa vida, raramente crescemos nos momentos bons, mas nos momentos ruins, isso extremamente possível. Também há vida nas tempestades, também há coisas boas acontecendo enquanto chove lá fora - ou aí dentro - existe a chance de ser feliz quando tudo não está indo tão bem assim.

Minha mãe acreditava nisso, acreditava que para as flores a chuva era um momento mais que esperado, era um momento de renovo, de alegria, de sorrir. Então, nos próximos dias chuvosos que você vier a enfrentar, certifique-se de ter um guarda-chuva na bolsa e um caderninho para anotar as lições que esse momento de escuridão poderá te trazer. A chuva não é tão ruim se você estiver preparado para lidar com ela, e só é possível aprender isso quando já nos molhamos antes. Cada período de tempestade que você vive pode te fazer crescer ainda mais, pode te tornar mais forte, mais humano. Por isso, quando o tempo fechar novamente não fique emburrado porque você planejou ir pra praia naquele fim de semana, não corra para dentro fechar as janelas e torcer para que a tempestade acabe logo. Vá pro quintal e preste atenção em tudo que esse momento pode ensinar pra você. Faça como as plantinhas que minha mãe podia jurar ver sorrindo quando eram regadas pelas gotas que caiam do céu. Nos dias bons você vive, você se diverte, se alegra, nos dias ruins você aprende. 

Leia Também:

0 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook