Um dia de cada vez - Resenha sobre a série "One Day At A Time"
12:45Série: One Day At A Time - Traduzido para o português 'Um dia de cada vez'
Original Netflix
Gênero: comédia e drama
Formato: Sitcom
Temporadas: Duas até o momento
2017 - atualmente
Conheci 'One Day At A Time' bem ao acaso. Foi um dia em que estava navegando pelo twitter e vi que havia uma tag falando sobre a série, que corria risco de ser cancelada, e os fãs se uniram para mostrar que ela merecia ser renovada para uma próxima temporada.
Eu, que quase nem gosto de me unir aos fracos e oprimidos e lutar com eles, tratei de descobrir do que a série falava e dar uma chance para ela, pois segundo o diretor a série só seria renovada se a segunda temporada que havia estreado na netflix superasse as expectativas de audiência.
Pois muito que bem, foi a melhor coisa que fiz! Sério!
One day at a time é uma série de comédia - mas não é essas comédias convencionais, tipo FRIENDS, HYMIM, etc - é uma série de comédia que retrata de uma forma leve assuntos extremamente atuais e importantes.
O enredo mostra a vida de uma família cubana que vive nos Estados Unidos. Tudo começou quando a matriarca da família, Lydia, chamada carinhosamente por 'Abuelita' (avó) pela sua família foge de Cuba apenas com uma trouxa de roupas e a companhia das irmãs mais novas. Na época, Cuba enfrentava o regime de Fidel Castro, e através de um programa social, crianças eram enviadas para outros países para que pudessem receber uma segunda chance. Só nisso você já percebe que de comédia a série não tem nada né? Traz à tona um assunto super atual e necessária, imigrantes, latinos, e toda xenofobia que os refugiados têm enfrentado como atual governo dos EUA.
Abuelita conhece o seu esposo durante a viagem de imigração, porém na série o Abuelo (avô) só é mostrado nas memórias da família, pois faleceu há alguns anos.
O enredo mostra três gerações de mulheres, Lydia, a matriarca que sobreviveu à um regime, Lupita (Penélope) veterana de guerra (ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU!) que está enfrentando uma vida de solteira após ficar anos casada e Elena (dona da p*rra toda) uma adolescente de quinze anos, empoderada, que está começando a entender melhor sua orientação sexual e precisa lidar com a reação da família.
![]() |
Eu e quem? |
Além delas, há também o Alex, o irmão mais novo e preferido da Abuelita, que mostra a diferença de tratamento que a sociedade têm em relação aos meninos e as meninas. Schneider, o vizinho da família, ele é o típico homem, hetero, branco, rico, que nunca se deu conta de quão cercado de privilégios era, até conhecer a família cubana. E sério, é muito engraçado você ver ele pistola da vida por perceber como a vida para ele é bem mais fácil do que para o restante. O enredo também conta com a participação do Dr. Leslie Berkowitz, que além de ser o chefe da Lupita, se tornou um amigo da família.
![]() |
MELHOR CENA! |
Talvez falando assim, possa parecer que é mais um daquele sitcons normais, que os personagens fazem graça e a plateia ri e aplaude, mas NÃO! One Day At A Time é muito mais que isso.
Eles tratam de diversos temas de responsabilidade social, temas atuais e sérios, com uma leveza sem igual. A série mostra cenas de machismo, homofobia, xenofobia, depressão, ansiedade, racismo. Sem que se torno só um dialogo massante para quem assiste, eles conseguem trazer o equilíbrio entre a comédia e a seriedade. Como diz minha amiga Mariane, é normal chorar em 90% do tempo de uma série de comédia? Google, pesquisar.
![]() |
chorei rios nessa cena ;'( |
É importante citar também que é a série é um revival da primeira versão que passou em 1975, porém dessa vez os roteiristas buscaram mudar alguns conceitos para adaptar a história com os novos moldes de vida e de família que a sociedade têm.
0 comentários
Deixe seu Comentário ♥